IQNA

A Bandeira do Ashura Hasteada no Coração da Europa

18:13 - June 26, 2026
Id de notícias: 5941
IQNA – Milhares de muçulmanos xiitas e devotos dos Ahl-ul-Bayt (AS) em diversas cidades da Europa hastearam bandeiras de luto de Muharram e entoaram o chamado de "Labaik Ya Hussein".

Com a chegada dos dias de Tasua e Ashura (9º e 10º dias de Muharram), rituais de luto foram realizados em diferentes cidades por toda a Europa nesta semana, fazendo ressoar no coração deste continente a mensagem de liberdade, dignidade e resistência de Karbala.

As ruas e centros islâmicos de Londres, Oslo e Haia, a Hamburgo, Roma, Bruxelas e Estocolmo acolheram enlutados de diversas nacionalidades e idiomas nos últimos dias. Eles se reuniram sob a bandeira do Senhor dos Mártires (AS) e mantiveram viva a memória de uma epopeia que, após séculos, continua a inspirar os povos do mundo que buscam a liberdade.

Um dos mais grandiosos desses rituais foi realizado em Oslo, capital da Noruega. Cerca de 2.000 devotos dos Ahl-ul-Bayt (AS) de diferentes origens e nacionalidades participaram da procissão conhecida como "Ashuratug" e comemoraram a firmeza, a coragem e o sacrifício do Imam Hussein (AS) e de seus leais companheiros na planície de Karbala.

Os organizadores descreveram a grande participação dos enlutados como uma manifestação da graça e providência divinas do Imam (AS) e expressaram esperança de que este ritual seja realizado com maior esplendor e abrangência nos próximos anos.

Os cânticos de "Labbayk Ya Khamenei" também foram ouvidos durante a procissão de Oslo, e um número de enlutados, carregando a bandeira da República Islâmica do Irã, demonstrou a conexão entre a mensagem do Ashura e a resistência contemporânea contra a opressão, a ocupação e a dominação.

As imagens divulgadas da cerimônia mostram que os slogans husseinitas, juntamente com declarações de lealdade à causa da resistência, tomaram as ruas da capital norueguesa, e as bandeiras vermelhas e negras do Ashura foram hasteadas ao lado da bandeira iraniana.

Procissões do Ashura também foram realizadas em Haia, nos Países Baixos. Após uma cerimônia de luto no Centro Islâmico Mahfil Ali (AS), os enlutados marcharam pelas ruas da cidade com bandeiras husseinitas, cantaram elegias, bateram no peito e entoaram slogans do Ashura.

Hamburgo acolheu a procissão do Ashura na quinta-feira. A Mahdiyeh de Bruxelas, na Bélgica, também realizou programas para os primeiros dez dias de Muharram com a presença de enlutados de língua persa e outros devotos dos Ahl-ul-Bayt (AS). Reuniões semelhantes foram realizadas em Estocolmo e em outras cidades da Suécia em persa, árabe e sueco, reunindo gerações de muçulmanos imigrantes sob a bandeira do Senhor dos Mártires (AS).

Uma grande marcha do Ashura também está planejada para Berlim no sábado. Os organizadores convidaram todas as pessoas que se opõem à opressão a se juntarem ao movimento e gritar a mensagem eterna de "Jamais aceitaremos a humilhação" na capital alemã.

No Reino Unido, o Centro Islâmico da Inglaterra e dezenas de mesquitas, Hussainiyehs e centros religiosos em Londres e em outras cidades realizaram reuniões de Tasua e Ashura. A principal marcha do Ashura também será realizada no centro de Londres na sexta-feira.

https://iqna.ir/en/news/3497976

captcha