Algumas ações são Makruh (desencorajadas) nesses dois dias.
O jejum é um dos atos recomendados entre os muçulmanos xiitas. No entanto, o jejum nos dias de Tasua e Ashura é Makruh.
No livro Zad al-Ma'ad, de Allama Majlisi, está escrito: "Os omíadas ficaram satisfeitos com o grande número de seus soldados e o pequeno número dos soldados do Imam Hussein (que a paz seja com ele). A fim de considerar este dia abençoado e virtuoso, começaram a fabricar hadiths sobre a virtude do jejum neste dia e também no dia de Ashura. No entanto, muitas narrações e hadiths foram incluídos dos puros Imames (que a paz seja com eles) condenando e desencorajando o jejum nesses dois dias."
Os dias de Tasua e Ashura, que coincidem com o nono e o décimo do mês de Muharram, são dias de tristeza e calamidade para os xiitas devido ao martírio do Imam Hussein (AS) e de seus leais companheiros. O dia em que o filho de Amir al-Mu'minin Ali (AS) e de Hazrat Fátima (SA) foi martirizado no deserto de Karbala de forma singular. Portanto, não é apropriado que os xiitas que amam os Ahl-ul-Bayt (AS) se dediquem a negócios e assuntos mundanos nesses dias. É verdade que o jejum é Makruh durante esses dias, mas o conselho dos anciãos religiosos de abster-se de comer sem a intenção de jejuar indica que comer e beber em excesso e servir mesas fartamente neste dia não é adequado.
Ações Mustahab (Recomendadas) em Tasua e Ashura
As fontes religiosas mencionam que não devemos realizar ações comuns e cotidianas em Tasua e Ashura como nos outros dias do ano. Naturalmente, nunca se deve esquecer que o ato mais recomendado no Islã é a contemplação, e os atos recomendados mencionados visam uma maior contemplação e reflexão.
O primeiro ato recomendado mencionado para os dias de Tasua e Ashura é visitar o santuário sagrado do Imam Hussein (AS). Visitar o Imam Hussein (AS) na noite de Ashura tem grande recompensa. Quem permanecer no santuário do Senhor dos Mártires (AS) até de manhã na noite de Ashura, Deus o reunirá com os mártires e ao lado do Imam Hussein (AS).
O nono e o décimo dias do mês de Muharram são dias de calamidade e tristeza para os Ahl-ul-Bayt (AS) e todos os xiitas. Por esta razão, não é apropriado que os xiitas se dediquem a negócios cotidianos e assuntos mundanos nesses dois dias, especialmente no dia de Ashura. Neste dia, os amantes dos Ahl-ul-Bayt (AS) devem estar engajados no luto e na participação nos rituais de lamento.
É recomendado realizar 100 rak'ahs de oração na noite de Ashura. Esta oração é realizada da seguinte forma: em cada rak'ah, após a Surata Al-Fatiha, a Surata Al-Ikhlas é recitada três vezes e, após a oração, recitam-se 70 vezes cada uma das seguintes expressões: Subhan Allah, Al-Hamdu Lillah, La Ilaha Illa Allah, Allahu Akbar, La Hawla Wa La Quwwat Illa Billah, Al-Ali Al-Azeem. Outra narração afirma que, além do acima mencionado, o Istighfar também é recitado.
Também é recomendado realizar uma oração de quatro rak'ahs no meio da noite de Tasua. Em cada rak'ah desta oração, após a Surata Al-Fatiha, o Ayat Al-Kursi é recitado 10 vezes, e as Suratas Al-Ikhlas, Al-Falaq e An-Nas são recitadas 10 vezes cada. Após o Salam da oração, recita-se a Surata Al-Ikhlas 100 vezes.
Permanecer acordado na noite de Ashura tem grande virtude e é altamente recomendado. Afirma-se que sua recompensa é equivalente à adoração de todos os anjos e equivale a 70 anos de devoção.
Recitar o Ziyarat de Ashura no 10º de Muharram também tem grande recompensa.
https://iqna.ir/en/news/3497960